page de route 19

pour l'exposition Spirits

Galeria Ocupa, Porto

           Tique, taque, tique, taque.

                      Pernas esticadas, barriga para o ar.

 

Encontram-me alongado numa toalha com cheiro a pêlo queimado, marcas de sal impressas na pele e umbigo transpirado. Não gosto de me barrar de protetor solar.

 

À minha volta, famílias, casais indiscretos e entidades solitárias. Brinquedos e bolas ricocheteiam entre terrenos alheios, gelados são devorados por gaivotas miradas por devaneios e olhares de quem desespera por um repouso mais ou menos merecido.

 

Esqueci-me do mar! Aquele que engole, que aparece sem nada dizer. Um manto de água espumada penetra este falso repouso; crianças a rolar, brinquedos absorvidos, lambeados, telemóveis a gritar, toalhas ensopadas e chaves perdidas.

 

                                                Tique, taque, tique, taque

                         Lá dentro, no interior, movimento.

 

Barriga cheia de estranhos e indigestos objetos, pessoais e impessoais, facilmente substituíveis. Andam elas ali às voltas, onde prazer e culpabilidade se misturam, e só o tempo as poderá esquecer.

 

                        Tique, taque, tique, taque.

                 Dores de barriga, náusea.

 

Repleto até ao pescoço, objetos bóiam no suco que não os contém. Em vómitos, repetitivos e ritmados, são regurgitados pelo mar mineral. Deformados, corroídos, desmembrados. São imagens de outrora, de mais um verão consumido.

 

 

pages de route

21. 20. 19. 18. 17. 16. 15. 14. 13. 12. 11. 10. 9. 8. 7. 6. 5. 4. 3. 2. 1. 0.

 

Les pages de route, sont des courts textes qui accompagnent des expositions, des objets ou qui décrivent des situations du quotidien et des rencontres.